- Ano: 2013
Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório de arquitetura YTÅ, completou recentemente um projeto residencial na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo, para um jovem casal que está esperando seu primeiro filho.
Construída em estrutura metálica, a casa compacta é uma tela neutra de brancos e cinzas, pela qual passa uma fita amarela que amarra todos os ambientes internos. Começando pela porta de entrada, a fita se estende pelo hall e escadaria, desce para a sala de pé-direito duplo e coroa a cozinha integrada e a varanda. Ela também atua como guarda-corpo da bancada de trabalho, localizada na passarela dos quartos no andar superior.
A intenção da casa era deixar o exterior entrar, portanto grandes panos e aberturas envidraçadas banham de luz o interior e permitem que o ar circule livremente pelos espaços. Uma jabuticabeira também foi plantada entre o espaço de estar e de jantar, sob o rasgo na cobertura.
O conceito dos projetos da YTÅ é sempre deixar os materiais em seu estado mais aproximado ao natural, portanto o metal, o tijolo e o concreto foram deixados aparentes neste projeto. Os arquitetos também brincaram com elementos tradicionais da arquitetura brasileira – como o mosaico português preto e o cobogó – e os utilizaram de maneira contemporânea.
A localização geográfica de Ribeirão Preto garante insolação abundante durante praticamente o ano todo, mas a chuva é pouca dos meses de Junho até Outubro. Sendo assim, painéis solares foram posicionados no telhado para aquecer a água do banho e um sistema de coleta de água de chuva foi instalado e interligado à irrigação automatizada dos jardins. A casa foi posicionada no terreno de modo a se acomodar em sua queda natural e criar diferentes níveis internamente. Isso permitiu reduzir a dimensão de escadarias e também garantiu privacidade na fachada no nível da rua.